Tomografia do Cone Beam Nas Especialidades

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA VOLUMÉTRICA DO CONE BEAM

Técnica revolucionária de obtenção de imagem que utiliza um feixe de radiação

(Cone Beam) associado a um receptor de imagens.



O QUE É?


Método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para reproduzir “fatias” da região examinada. Várias são as modalidades de exames tomográficos, desde os métodos mais simples até os mais sofisticados/específicos.


A Tomografia Computadorizada pela técnica do feixe cônico/cone beam (CBCT) introduziu um novo conceito de tomografia computadorizada na região bucomaxilofacial, que por meio da rápida aquisição volumétrica produz imagens com altíssimo grau de definição e fidelidade, além da redução na dose total de radiação emitida ao paciente.


Além disso, ocorre a minimização dos artefatos de imagem em relação à TC médica, o que torna possível a realização de imagens com qualidade diagnóstica e precisão sub-milimétrica, mesmo na presença de estruturas metálicas (restaurações, pinos/núcleos, aparelhos ortodônticos).



APLICAÇÕES

Possibilita a observação de maneira individual, através das variações de tons de cinza (6 a 16 bites, dependendo do equipamento) dos tecidos que compõem o órgão dental, o espaço periodontal, a lâmina dura, a câmara pulpar, a cortical óssea compacta e a medular, com detalhes refinados do trabeculado/qualidade óssea com mensurações dento-esqueléticas verticais e horizontais a partir de 1:1mm.

Com cortes de 0,099mm o tomógrafo PreXion 3D de altíssima resolução e campo pequeno é o que há de melhor na Odontologia na atualidade. Unindo-se ao tradicional Tomógrafo Icat, de campo grande e utilizando o moderno software de interpretação EVOL, com extraordinárias e potentes ferramentas de reconstrução de imagens, a Céfalo-X está apta a produzir e oferecer o que há de melhor no diagnóstico em tomografia.
SOFTWARES DE PLANEJAMENTO CIRÚRGICO


Estas ferramentas possibilitam a simulação e criação, de maneira realista, de planos de tratamento e leva em consideração não só os requisitos protéticos, mas também a quantidade de suporte ósseo para ancoragem dos implantes.
 
Estas simulações permitem que os implantes sejam inseridos e posicionados de maneira rápida e ágil. Além da precisão e da possibilidade de obter ângulos de visão da estrutura anatômica na janela 3D (algumas vezes impossíveis de se alcançar durante a cirurgia ), qualquer plano de tratamento pode ser modificado através de ferramentas de exclusão e alteração dos implantes.
 
Para se obter um exame e trabalhar nos softwares ImplantGuide (Compass 3D), DentalSlice (BioParts), Techno Planning (TecnoGuide), entre outros, basta solicitar a tomografia do cone beam na Céfalo-X, onde serão convertidas para o ambiente desejado ou o arquivo DICOM, que será enviado para o cirurgião dentista encaminhar para o laboratório de sua preferência.
 
As principais vantagens são a máxima previsibilidade da cirurgia, melhor comunicação entre as equipes cirúrgicas e protéticas, diminuição da necessidade de enxertos, grande ajuda para casos limítrofes e implantes zigomáticos e a possibilidade de testar vários planos de tratamento em um caso.



CIRURGIA GUIADA


É uma cirurgia realizada apenas com pequenas perfurações no tecido para instalar os implantes. A partir de um planejamento virtual realizado nos softwares específicos, é feita a confecção de guias cirúrgicas (técnica de prototipagem rápida) e, em seguida, há a transferência precisa do posicionamento dos implantes do computador para o paciente.

PROTOTIPAGEM

É o processo de construção de modelos físicos da anatomia humana por técnicas de prototipagem rápida. São baseados nas tomografias computadorizadas do paciente e podem ser feitos com material à base de filamentos termoplásticos, de gesso+resina ou resina com grande precisão de detalhes, com protótipo transparente com estruturas internas destacadas em vermelho e modelo autoclavável.
Share by: